sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Para quem se interessa por fotografia



A PRESENÇA DA LUZ NO ENQUADRAMENTO

Sempre estive envolvida com fotografia. Como jornalista aprendi rápido que a imagem revela o sentido daquele momento, as vezes com maior destaque. Por exemplo,enquanto ouvia a reclamação de uma moradora, não só aprendi a "ouvir" o seu lado, entender suas queixas, mas também a observar seus movimentos, seu olhar e suas expressões. E aí que entra a tão essencial luz.
Entender e dominar a luz é um dos maiores desafios de um fotógrafo. Encontrar dificuldades em certas condições faz parte de nossa rotina. Em fotografia, a luz é tudo. A própria palavra, que deriva de dois vocábulos gregos, significa "escrever com a luz".

A luz natural

A luz natural é proporcionada pelo sol, que pode incidir diretamente ou indiretamente sobre o assunto. O aspecto da luz solar pode variar de acordo o horário e o tempo, resultando nos mais diversos aspectos à sua fotografia. Ao amanhecer, por exemplo, provoca tons quentes, com cores avermelhadas ou alaranjadas que são muito agradáveis para paisagens. A intensidade da luz logo pela manhã e à tarde é mais fraca, e produz imagens com boa definição e detalhes definidos, sem exagerar no contraste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário