quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ter tempo para olhar é um privilégio

Sempre escrevi muito e sem parar. Mas de uns tempos pra cá, não me pego com a urgência da escrita, ainda que mantenha o gosto, me falta a vontade. Talvez porque a fotografia neste momento, ocupe um espaço maior em meu raciocínio e também nos meus atos.
É engraçado como aprendemos sempre, e constantemente. Nesta transição do jornalismo para fotografia, vi que preciso de freio. E frear, agir com calma, não combina muito com as pessoas hoje. Só que se faz necessário, para quem fotografa, porque temos a obrigação de OLHAR, e esse olhar precisa ser completo e certeiro.
Não se vive mais com calma, não se saboreia mais a espera. A era tecnológica associa a espera ao desperdício, ocasionando em quem espera um sentimento de inutilidade e angústia. Temos tudo instantâneo, de sopa a comunicação, e elaborar demoradamente aquilo que será entregue ao outro ou consumido. Na fotografia, a cultura do imediatismo não traz grandes resultados, e isso me encanta. Estou do lado contrário da pista, enquanto todos aceleram, eu freio, e esse breque me faz aprender, porque ter tempo, para olhar, é hoje um privilégio. Ótima semana!

2 comentários:

  1. Realmente hoje as pessoas não tem mais tempo pra nada... vivem correndo e deixam coisas simples, mas muito importantes para depois...Parar e observar tornou-se algo inutil... Que vc desenolva bem essa virtude... eu estou tentando... "Enquanto o tempo acelera e pede pressa eu me recuso, faço hora, vou na valsa. A vida é tão rara..." (Lenine) Paz e bem*

    ResponderExcluir
  2. querida daniela, tenho o mesmo problema de tempo q vc...
    na verdade acho q todos estao com esse problema de tempo...
    fico horas em frente o computador... e memso assim passo dias, sem conseguir escrever algumas linhas...
    qual será nosso futuro nao é mesmo...

    heim, teu blog esta com problema... acho q o fundo e as letras estao da mesma cor (preto) dai nao consigo ler o texto sem ter q selecionar...

    visite-me quando puder...
    tenho uma surpresa pra ti dentro d alguns dias...
    hehe

    bj,ate breve

    ResponderExcluir